Foto: Reprodução/Internet
A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta principalmente a musculatura, trazendo com ela dor, sintomas de fadiga, ansiedade, sono não reparador e até depressão.
Não há causa específica que traga a doença, porém foi observado níveis de serotonina baixos nos portadores da síndrome que, de cada dez pacientes, sete a nove são mulheres.
Foto: Reprodução/Internet
O Pilates pode ser uma excelente opção de atividade física para pessoas que sofrem de fibromialgia, uma vez que os exercícios são realizados de forma suave e controlada, sem sobrecarregar as articulações.
Os exercícios são focados no fortalecimento muscular, na melhoria da flexibilidade e da mobilidade, na correção da postura e na respiração, o que pode ajudar a aliviar os sintomas associados à fibromialgia mencionados acima, como a dor, a rigidez muscular, a fadiga e a ansiedade.
O Pilates ainda pode aumentar a disposição física e mental, melhorar o sono e promover uma sensação de bem-estar geral.
É importante ressaltar que os exercícios de Pilates devem ser realizados sob a orientação de um profissional qualificado e devidamente treinado em Pilates, que possa adaptar os exercícios às necessidades e limitações de cada paciente. O Pilates não substitui o tratamento médico convencional, mas pode ser uma forma eficaz de complementá-lo.
______________________________________________
A Faculdade Atualiza oferece o método Pilates para fisioterapeutas e educadores físicos melhorarem a qualidade de vida de pacientes com fibromialgia e outras patologias que podem ser beneficiadas com sua prática.
O curso de Pilates da Faculdade Atualiza promove formação completa no método, com abordagem de solo, acessórios e equipamentos. Possui didática focada na objetividade, formando professores e não só teóricos.
Você, fisioterapeuta e profissional de Educação Física, acesse agora mesmo o link abaixo e entre para a nova turma que iniciará nos dias 20 e 21 de maio de 2023!
https://www.atualizacursos.com.br/produto/formacao-no-metodo-pilates/