[Infográfico] Enfermagem neonatal – Tudo que você precisa saber

Enfermagem Neonatal é uma das especializações mais procuradas e com mais oportunidades no mercado de trabalho.

Confira o infográfico e fique por dentro do mercado de trabalho, competências profissionais, salário do enfermeiro neonatal e muito mais!

Baixe em Alta Resolução o Infográfico Enfermagem Neonatal

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para Baixar grátis o infográfico Enfermagem Neonatal em alta resolução.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Este infográfico faz parte de uma série de infográficos que criamos com o objetivo de ajudar enfermeiros (as) a entender mais sobre as possibilidades de carreira em enfermagem.

Para isso, tomamos como base a nossa experiência, de mais de 20 anos trabalhando com educação em enfermagem, e fizemos uma seleção das especializações que estão em alta no mercado.

Para falar sobre Enfermagem neonatal, nós convidamos o enfermeiro, Josielson Costa, para compartilhar um pouco da sua experiência na área.

Confira abaixo na íntegra o conteúdo do infográfico e veja o que o especialista Josielson nos falou sobre esta área tão promissora da enfermagem.

Especialize-se em Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal

Quer trabalhar como enfermeiro neonatal?

Conheça o Programa de Pós-graduação de Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal da Atualiza Cursos e faça sua pós em 01 ano. Saiba mais clicando aqui.

Qual a importância da Enfermagem neonatal?

No que tange ao processo do cuidado, o enfermeiro faz toda diferença no manejo do recém-nascido.

Diante de clientes tão especiais, a avaliação, o cuidado com sua adaptação e formação de vínculo familiar, bem como o manejo junto às necessidades de saúde por eles exigidos colocam o enfermeiro na condição de promotor do cuidado, ampliando, assim, seu potencial de crescimento e desenvolvimento.

O que faz o enfermeiro neonatal?

Promove e estimula a formação do vínculo entre recém-nascido e família, atua em procedimentos de alta complexidade para a manutenção da vida, acompanha e avalia o crescimento e desenvolvimento de neonatos.

Quais são as competências mais valorizadas para quem deseja se especializar Enfermagem Neonatal?

  • A implantação e manutenção do Cateter Central de Inserção Periférica – PICC. Diante da busca de uma terapia infusional segura, o enfermeiro, no que tange às suas atribuições legais, pode, junto à equipe assistencial, discutir, sugerir, implantar e manter acessos centrais que viabilizam terapias medicamentosas seguras;
    Acolhimento familiar em unidades destinadas a recém-nascidos. A chegada de um filho configura-se um evento de extrema importância para a família, em especial, mãe e pai. Acolher esses genitores, sanando suas dúvidas e anseios frente ao cuidado, estimulando o vínculo precoce, mesmo que em condições extremas de saúde, pode não apenas contribuir para o fortalecimento do elo familiar como potencializa a promoção do desenvolvimento saudável;
    Gerenciamento das Unidades Neonatais. A gestão de uma unidade neonatal não só requer conhecimento ampliado no que se refere à legislação de estrutura física e ou funcional, como exige do profissional enfermeiro capacidade de liderar conflitos, inovar ações, criar novas estratégias para o cuidado humanizado e ampliar a rotatividade de leitos para o público neonatal.

Baixe em Alta Resolução o Infográfico Enfermagem Neonatal

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para Baixar grátis o infográfico Enfermagem Neonatal em alta resolução.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Onde o enfermeiro neonatal pode trabalhar?

O Enfermeiro Neonatal possui um leque de atuação muito grande, desde creche e escolas até unidades assistenciais de saúde como clínicas, hospitais e Estratégia de Saúde da Família.

Junto ao hospital, pode atuar em setores que compreendem as emergências, salas de parto, UTI Neonatal, Unidades de Cuidados Intermediários, Alojamento Conjunto e Unidades de Cuidados Cangurus.

Quanto ganha o enfermeiro neonatal? Como está o mercado de trabalho e média salarial para este profissional?

A área Neonatal ainda requer muitos enfermeiros. Os indicadores de Morbimortalidade Neonatal infelizmente ainda ampliam a necessidade desses serviços assistenciais.

A atuação em clínicas vem crescendo e o cuidado dentro das creches pode ser algo promissor.

Média salarial do enfermeiro neonatal:

quanto ganha o enfermeiro neonatal

Fonte: Currículos cadastrados no Banco Nacional de Empregos e contribuições salariais do Salário BR nos últimos doze meses.

Conheça a história de Josielson Costa da Silva, um enfermeiro neonatal:

Acredito que não escolhi trabalhar na área, fui escolhido. Cuidar de bebês é algo que me realiza plenamente.

A Neonatologia me conquista a cada dia, no início, foi um pouco difícil, pois se cuidar possui relação direta com o universo feminino, quando se trata de cuidar de recém-nascidos, as questões de gênero se sobressaem.

Nunca me intimidei, foi paixão à primeira vista e não largo mais.

Vejo uma área promissora e, mais que isso, sinto orgulho em ser Enfermeiro Neonatal. Acredito que o que me motivou a buscar o crescimento na área foi o acolhimento por um grupo de enfermeiras que me mostraram o gigantismo no que tange a cuidar de um neonato.

Tive também excelentes mestres na área e isso faz toda a diferença. Hoje, atuando como docente dentro do contexto da Neonatologia, procuro fazer o meu melhor e despertar no meu aluno o encantamento em poder cuidar e participar da vida de seres tão especiais.

Especialize-se em Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal

Quer trabalhar como enfermeiro neonatal?

Conheça o Programa de Pós-graduação de Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal da Atualiza Cursos e faça sua pós em 01 ano. Saiba mais clicando aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *