[Infográfico] Enfermagem em nefrologia – Tudo que você precisa saber

Enfermagem em Nefrologia é uma das especializações mais procuradas e com mais oportunidades no mercado de trabalho.

Confira o infográfico e fique por dentro do mercado de trabalho, competências profissionais, salário do enfermeiro nefrologista e muito mais!

Infográfico Enfermagem em Nefrologia

Baixe em Alta Resolução o Infográfico Enfermagem em Nefrologia

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para baixar grátis o infográfico enfermagem em nefrologia em alta resolução!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Este infográfico faz parte de uma série de infográficos que criamos com o objetivo de ajudar enfermeiros (as) a entender mais sobre as possibilidades de carreira em enfermagem.

Para isso, tomamos como base a nossa experiência, de mais de 20 anos trabalhando com educação em enfermagem, e fizemos uma seleção das especializações que estão em alta no mercado.

Para falar sobre Enfermagem em Nefrologia, nós convidamos o enfermeiro Fábio Pegos, para compartilhar um pouco da sua experiência na área.

Confira abaixo na íntegra o conteúdo do infográfico e veja o que o especialista Fábio Pegos nos falou sobre esta área tão promissora da enfermagem.

Especialize-se em Enfermagem em Nefrologia

O que você acha de trabalhar na área assistencial e gerencial crítico-reflexiva em uma unidade Nefrológica?

Conheça o programa de pós-graduação de Enfermagem em Nefrologia da Atualiza Cursos e faça sua pós em 01 ano. Saiba mais clicando aqui.

Qual a importância da Enfermagem em Nefrologia?

A Enfermagem em Nefrologia é fundamental no acompanhamento das principais comorbidades tratáveis, como diabetes mellitus e hipertensão, que, juntamente com variados fatores de risco, podem desencadear a injúria renal e os quadros de insuficiência renal; na gestão dos serviços crônico e agudo de nefrologia; na educação permanente e continuada com foco na prevenção, operação e assistência em nefrologia.

O que faz um enfermeiro nefrologista?

Acompanhar as sessões de terapia renal substitutiva e suas possíveis intercorrências; desenvolve atividades de promoção à saúde na prevenção de doença renal com a comunidade; gestão dos serviços de hemodiálise em pacientes crônicos e agudos em regime ambulatorial e hospitalar; discernimento da mão de obra operacional e técnica na realização dos procedimentos.

Quais são as competências mais valorizadas do profissional que deseja se especializar em enfermagem em nefrologia?

Educação: desenvolver ações educativas permanentes e continuadas na prevenção à doença renal e orientações quanto aos cuidados no tratamento.

Assistencial: acompanhar as sessões de terapia renal substitutiva e suas devidas intervenções frente às intercorrências mais comuns.

Baixe em Alta Resolução o Infográfico Enfermagem em Nefrologia

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para baixar grátis o infográfico enfermagem em nefrologia em alta resolução!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Onde o enfermeiro nefrologista pode trabalhar?

Unidades ambulatoriais, hospitalares e educacionais.

Quanto ganha um enfermeiro emergencista? Como está o mercado de trabalho e qual a média salarial para este profissional?

O agravamento da função renal pelos fatores de risco para insuficiência aguda e crônica, associado ao déficit no acompanhamento de doenças crônicas tratáveis, como diabetes e hipertensão, tem levado ao aumento do número anual de pacientes no serviço de nefrologia, concomitantemente demandando maior necessidade de aberturas de unidades dialíticas.

A média salarial do enfermeiro nefrologista:
Fonte: Currículos cadastrados no Banco Nacional de Empregos e contribuições salariais do Salário BR nos últimos doze meses.

Conheça a história de Fábio Pegos Madeira, especialista em Enfermagem em Nefrologia

A minha história profissional possui grande vinculação ao serviço público e privado nas áreas de educação, assistência e gestão.

A identificação com a área partiu do grande interesse em entender a diversa variedade da funcionalidade dos rins e sua grande interferência na homeostase corporal, em assistir o paciente renal em meio às intercorrências durante as sessões de hemodiálise.

Um grande desafio na nefrologia é tornar conhecidas as recomendações necessárias para evitar o comprometimento renal da população. O que mais me atrai nesse ramo são os processos educativos que envolvem a equipe e pacientes.

Uma dica para quem deseja atuar na área é: o funcionamento dos rins influencia os mais diversos sistemas do corpo humano. Você quer conhecer o funcionamento do organismo e suas relações com os demais sistemas, como o sistema nervoso, cardiovascular e respiratório, dentre outros? Estude nefrologia.

Especialize-se em Enfermagem em Nefrologia

O que você acha de trabalhar na área assistencial e gerencial crítico-reflexiva em uma unidade Nefrológica?

Conheça o programa de pós-graduação de Enfermagem em Nefrologia da Atualiza Cursos e faça sua pós 01 ano. Saiba mais clicando aqui.


2 Comentários


  1. Muito boa essa matéria!!!
    Deveria colocar mais assuntos no blog sobre Enfermagem X Nefrologia…

    Responder

    1. Olá, Carina.
      Boa noite.
      Que bom que você gostou, ficamos felizes 🙂
      Estamos trabalhando nisso, confira nossa coluna de Nefrologia já temos artigos novos por lá.
      Em breve publicaremos mais assuntos relacionados a enfermagem e nefrologia, aguarde.
      Continue nos acompanhando.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.