3 Sinais de que seus rins estão doentes

Quer saber se seus rins estão doentes? Fique atento a esses 3 sinais!

A perda da função renal pode ocasionar sérios problemas ao funcionamento do nosso organismo, por isso separamos alguns sinais para você ficar alerta!

1) Arritmias, Infarto e Insuficiência cardíaca

A pessoa com insuficiência renal apresenta um nível elevado da taxa iônica de potássio no organismo, o que tem influência considerável no coração, levando a arritmias, infarto e insuficiência cardíaca.

O comprometimento cardiovascular tem como características aditivas a hipertensão ocasionado, geralmente, por uma dieta inadequada, com concentração elevada de sal.

2) Prurido, Rachaduras e Fissuras na pele

O mau funcionamento dos rins pode acarretar a um nível elevado de fósforo no sangue, conhecido como hiperfosfatemia, o que leva ao comprometimento cutâneo (pele) ocasionando prurido, rachaduras e fissuras na pele.

Somando-se a isso, os níveis de cálcio diminuem, podendo ocasionar também fissura, rachadura e fratura nos ossos, como  fêmur, atingindo principalmente os idosos acima de 65 anos.

3) Anemia

Os rins produzem um hormônio chamado eritropoetina, que é responsável pela maturação dos glóbulos vermelhos do sangue na medula.

Com a perda da função renal a eritropoetina não é produzida levando ao quadro de anemia.

Conclusão

Os rins têm a função de eliminar as impurezas do sangue, quando isso não acontece acaba levando a uma série de complicações, inclusive a doença renal crônica.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a doença renal aguda pode ser entendida como a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue.

Por conta disso, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.

Pesquisas apontam que mais de 120 mil brasileiros têm insuficiência renal e fazem hemodiálise. A cada ano, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, 39 mil pessoas entram nesse grupo. (fonte: site Senado Notícias).

Neste artigo  explicamos as causas dos problemas renais, entre eles estão: a hipertensão, o diabetes e o uso em excesso de anti-inflamatórios.

Portanto, não facile, cuide bem da saúde dos rins.

Conheça a história de Fábio Pegos Madeira, especialista em Enfermagem em Nefrologia

A minha história profissional possui grande vinculação ao serviço público e privado nas áreas de educação, assistência e gestão.

A identificação com a área partiu do grande interesse em entender a diversa variedade da funcionalidade dos rins e sua grande interferência na homeostase corporal, em assistir o paciente renal em meio às intercorrências durante as sessões de hemodiálise.

Um grande desafio na nefrologia é tornar conhecidas as recomendações necessárias para evitar o comprometimento renal da população. O que mais me atrai nesse ramo são os processos educativos que envolvem a equipe e pacientes.

Uma dica para quem deseja atuar na área é: o funcionamento dos rins influencia os mais diversos sistemas do corpo humano. Você quer conhecer o funcionamento do organismo e suas relações com os demais sistemas, como o sistema nervoso, cardiovascular e respiratório, dentre outros? Estude nefrologia.

Especialize-se em Enfermagem em Nefrologia

O que você acha de trabalhar na área assistencial e gerencial crítico-reflexiva em uma unidade Nefrológica?

Conheça o programa de pós-graduação de Enfermagem em Nefrologia da Atualiza Cursos e faça sua pós em 01 ano. Saiba mais clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.