Quer saber quais são os 5 Melhores Livros sobre Enfermagem em UTI?
Sempre que possível a gente prepara uma lista especial de livros sobre enfermagem.
O mês passado nós fizemos uma seleção TOP 5 de livros sobre Enfermagem Neonatal, agora a “bola da vez” é Enfermagem em UTI.
Se você quiser saber mais sobre mercado de trabalho em enfermagem em UTI, média salarial de um enfermeiro intensivista, dicas de especialistas, veja este artigo.
Lista TOP 5 Livros Enfermagem em UTI
1) Enfermagem em UTI: Cuidando do Paciente Crítico, de Katia Grillo Padilha
O maior livro da Série Enfermagem, Enfermagem em UTI: cuidando do paciente crítico, é composto de 59 capítulos divididos em nove seções que focalizam e detalham os diversos distúrbios que acometem o paciente crítico, assim como os cuidados a pacientes oncológicos, em pós-operatório e em outras situações que requerem monitorização especial. Os temas relacionados à gestão em UTI abordam desde aspectos éticos, legais e de humanização do cuidado intensivo até a gestão de qualidade nessas unidades. O conteúdo primoroso em sua essência, abrangência e atualização propicia aos enfermeiros, professores, alunos e estudiosos da atenção ao ser humano uma oportunidade de identificar os principais conhecimentos necessários ao trabalho nas unidades de terapia intensiva, e os modos formais de incorporação desses conteúdos nas ações cuidativas do cotidiano dessas unidades, cujo progresso se destaca dia a dia na área da saúde.
2) Cuidados Críticos em Enfermagem, de Larissa Chaves
Cuidados Críticos em Enfermagem destaca a importância da abordagem multiprofissional no cuidado do paciente e aborda desde a fisiologia, a prevenção e o diagnóstico até o acompanhamento de exames para o tratamento mais eficaz, evidenciando o papel do profissional de enfermagem em situações clínicas muitas vezes tão desafiadoras.
Dividida em seis partes e estruturada para consulta rápida e prática, esta obra apresenta os principais distúrbios e doenças encontrados na rotina hospitalar, todos exemplificados com análises e estudos de casos reais, aprovados por Comitês de Ética em Pesquisa, servindo como excelente guia para enfermeiros e estudantes de enfermagem.
3) Cuidados Críticos em Enfermagem – Uma Abordagem Holística, de Patricia Gonce Morton
O clássico da Enfermagem que faz a diferença na formação de estudantes e na atualização de profissionais. Este livro traz texto baseado em pesquisas mais recentes e mantém o foco nos cuidados de excelência a pacientes em estado crítico e seus familiares. Esta 11ª edição oferece conteúdo didático, fotografias e ilustrações de alta qualidade e uma abordagem holística das complexidades da prestação de cuidados em situações críticas. Patricia Gonce Morton e Dorrie K. Fontaine apresentam a teoria e os princípios de cada tema no contexto da aplicação clínica, a fim de promover o pensamento crítico e as tomadas de decisão, enfatizando a posição central do paciente nos esforços da equipe de saúde.
4) Monitoramento do Paciente Crítico: Habilidades Fundamentais para Enfermagem , de Philip Jevon
Guia valioso e acessível ao monitoramento de pacientes em condição crítica, este livro fornece, a estudantes e profissionais, as habilidades e o conhecimento clínicos necessários para que avaliem pacientes de risco, identifiquem prioridades essenciais e ofereçam atendimento rápido e eficiente.
5) Condutas no Paciente Grave, de Elias Knobel
Em ”Condutas no paciente grave” Elias Knobel conseguiu reunir uma equipe que demonstrou que, dispondo de alta tecnologia e de recursos humanos qualificados, foi possível concretizar a produção e a realização de publicações e trabalhos científicos. Condutas no paciente grave é um livro no qual toda esta experiência adquirida está contida nas suas diversas seções e capítulos, divulgando e gerando conhecimento para os profissionais de saúde.
Gostou? Compartilha com seus amigos e colegas enfermeiros 🙂
Conheça o Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva (UTI), Urgência e Emergência da Faculdade Atualiza, clique aqui para saber mais.