5 Melhores Livros sobre Enfermagem do Trabalho

livros enfermagem do trabalho

Quer saber quais são os 5 Melhores Livros sobre Enfermagem do Trabalho?

Buscar conhecimento é essencial para quem deseja ser bem sucedido em qualquer área.

Por isso a gente não abre mão de compartilhar aqui no blog uma curadoria especial de livros em diversas áreas da enfermagem.

Já fizemos uma seleção especial de livros em Enfermagem Neonatal e Enfermagem em UTI e não poderíamos deixar enfermagem do trabalho de fora 🙂

Confira a seleção TOP 5 de Livros em Enfermagem do Trabalho.

Baixe Gratuitamente o E-book Especialização em Enfermagem: seu guia completo

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Lista TOP 5 dos Melhores Livros em Enfermagem do Trabalho

Enfermagem do trabalho: Programas, procedimentos e técnicas, de Márcia Moraes

livro Enfermagem do trabalho: Programas, procedimentos e técnicas, de Márcia Moraes

Repleta de ilustrações, com linguagem clara e objetiva, esta publicação aborda as principais técnicas que regem a enfermagem do trabalho.Discute o surgimento da enfermagem do trabalho no Brasil e as funções que desempenham os profissionais de enfermagem do trabalho dentro da empresa.Descreve as normas que devem ser observadas nos procedimentos de limpeza e esterilização de instrumentais, noções de biossegurança e conduta em exposição a material biológico.As principais técnicas para avaliação das atividades dos trabalhadores, fornecendo parâmetros ao médico para diagnóstico, e a maneira correta de realizar a coleta, o armazenamento e o envio das amostras para exames toxicológicos são assuntos tratados.Orienta a calibração dos instrumentos utilizados na avaliação do trabalhador e os destinados à esterilização de material, de acordo com as legislações vigentes.Na quarta edição, revisada e atualizada, são tratados tópicos atuais, como empreendedorismo, acessibilidade, sustentabilidade, plano de gerenciamento de resíduos em serviço de saúde, sistema de gestão em saúde e segurança do trabalho, assim como provas funcionais empregadas na enfermagem do trabalho, sendo as principais antropometria, dinamometria, espirometria, acuidade visual, tonometria, eletrocardiograma, eletroencefalograma, teste do banco, teste de vedação dos respiradores, Fit Test e coleta de material para exame.

Ergonomia: Fundamentos e Aplicações, de Vanderlei Moraes

livro Ergonomia: Fundamentos e Aplicações, de Vanderlei Moraes

O ergonomista tem um papel muito importante no planejamento e na reformulação de espaços e equipamentos de trabalho. Cientes dessa importância, os autores inovam na abordagem do assunto ao discutir os principais conceitos e sua aplicação de forma direta e concisa, considerando as necessidades de seu público-alvo. O livro é dividido em seis capítulos, organizados conforme a sequência de conteúdos mais utilizada nas ementas das disciplinas de ergonomia. De um apanhado histórico, que introduz o aluno no mundo da ergonomia, a uma discussão detalhada sobre a análise ergonômica do trabalho, esta obra é um recurso indispensável aos estudantes da área – do aluno de cursos técnicos, especialmente ergonomia e segurança no trabalho, aos alunos das disciplinas da área integrantes dos currículos dos mais diversos cursos de graduação e pós-graduação, como engenharias, arquitetura e ciências da saúde.

Enfermagem do Trabalho, de Geraldo Mota

livro Enfermagem do Trabalho, de Geraldo Mota

Esta obra foi idealizada para servir de referência à enfermagem ocupacional, fornecendo informações essenciais para auxiliar estudantes e profissionais de enfermagem a fazer escolhas certas, tomar decisões seguras e assistir ao cliente de maneira efetiva. O dinamismo e a complexidade dos assuntos relacionados à área de saúde ocupacional estimulam a equipe de enfermagem do trabalho a se atualizar e prestar serviços e assistência de alta qualidade aos trabalhadores. Para tal, este livro representa uma excelente fonte técnica de apoio. Publicado pela primeira vez há 12 anos, Enfermagem do Trabalho sustenta-se com grande aceitação no meio acadêmico, pela abrangência dos temas abordados e pela competência dos autores. Em resposta a essa aceitação e em respeito aos leitores, aprimoramos ainda mais esta edição, que foi totalmente reformulada e ampliada.

Manual de Prevenção de Acidentes do Trabalho, de José Aldo Peixoto

livro Manual de Prevenção de Acidentes do Trabalho, de José Aldo Peixoto

Este manual aborda a situação dos acidentes do trabalho no Brasil e sua conceituação legal. Destaca as principais medidas de proteção coletiva e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do trabalhador nas operações e atividades insalubres e perigosas, de forma a neutralizar ou reduzir os riscos de acidente no ambiente de trabalho. Manual destinado às empresas, especialmente as do setor industrial, bem como aos sindicatos, aos profissionais das áreas de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, aos membros da Cipa e, de modo geral, aos empregadores e empregados.

Segurança e Saúde no Trabalho – Esquematizada

livro Segurança e Saúde no Trabalho - Esquematizada

A obra Segurança e Saúde no Trabalho Esquematizada, contemplando todas as Normas Regulamentadoras, surge após a experiência do lançamento, em 2012 e 2013, de dois vitoriosos livros abordando as NRs 1 a 19 e a 28. Nessa nova experiência, impulsionados pelos diversos contatos com alunos das mais diferentes formações e por profissionais da área de SST e, ainda, pelo feedback de nossos leitores, inserimos – além das NRs 20 a 36 – dois novos e importantes capítulos, que abordam de maneira bastante objetiva, detalhada e sobretudo esquematizada a OHSAS 18.001 (Gestão de SST) e a NBR 14.280 (Acidente de Trabalho). É uma obra que, como as anteriores, tem a finalidade de atender a um público de variada formação, interessado em conhecer – em detalhes – o que há de mais importante nas Normas Regulamentadoras acerca de temas como Acidente de Trabalho, Gestão de SST etc., considerando a necessidade rotineira da aplicação desse saber em suas atividades, bem como agregar um valor diferenciado àqueles que estudam para concursos públicos, como o de Auditor Fiscal do Trabalho, Procurador do Trabalho, Juiz do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, entre outros.

Conheça o Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho da Faculdade Atualiza, clique aqui para saber mais.

Curtiu o conteúdo? Compartilha com seus amigos e colegas enfermeiros 🙂


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.