3 Livros Gratuitos sobre Segurança do Paciente

livros segurança do paciente

Segurança do Paciente tem um papel de extrema relevância na área de saúde, principalmente em período de pandemia, porque tem o poder de ajudar na prevenção minimizando os riscos de contágio do vírus.

Por isso fizemos uma seleção especial de 3 livros gratuitos sobre Segurança do Paciente para você ficar bem informado.

Preparados? Então, vamos lá!

Entre na nossa Lista e Receba Conteúdos Exclusivos

Assine nossa Newsletter grátis!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde

A luta por maior segurança do paciente exige esforços coordenados de profissionais e gestores para evitar danos causados pelo processo de cuidados de saúde. Ao longo dos últimos dez anos, a segurança do paciente tem sido cada vez mais reconhecida como uma questão de importância global. O Ministério da Saúde (MS), em consonância com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deseja que o cidadão brasileiro receba cuidados em saúde de forma segura em todos os pontos de atenção à saúde. O lançamento, em 1º de abril de 2013, do “Programa Nacional de Segurança do Paciente”, considerado marco desse desejo, atende à expectativa do cidadão por um cuidado em saúde de alta qualidade e com segurança, ofertado pelo Sistema Único de Saúde, como parte dos seus direitos.

10 Passos para a Segurança do Paciente

10 Passos para a segurança do paciente

Profissionais com experiência acumulada na prática, no ensino ou na pesquisa, em muitos anos de dedicação à área da saúde, elaboraram os dez passos com base em evidências científicas atualizadas e procuraram apresentá-los de forma objetiva e prática, sendo estes: 1. Identificação do paciente; 2. Cuidado limpo e cuidado seguro – higienização das mãos; 3. Cateteres e sondas – conexões corretas; 4. Cirurgia segura; 5. Sangue e hemocomponentes – administração segura; 6. Paciente envolvido com sua própria segurança; 7. Comunicação efetiva; 8. Prevenção de queda; 9. Prevenção de úlcera por pressão e 10. Segurança na utilização de tecnologia.

Segurança do Paciente no Domicílio

Considerando a escassez de material nesta temática, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Atenção Domiciliar e Coordenação-Geral de Atenção Hospitalar, realça, com este documento, a necessidade desta reflexão e destas práticas para aprimoramento da segurança dos pacientes atendidos nos domicílios. Ele se soma ao conteúdo já disponibilizado para hospitais e Atenção Básica no intuito de propor ajustes nas rotinas da AD de forma a incentivar que as práticas de segurança sejam adotadas tanto por profissionais quanto por aqueles que recebem cuidado no domicílio.

Curtiu o conteúdo? Compartilha com seus amigos e colegas 🙂

Você também pode gostar do artigo 5 Melhores Livros sobre Enfermagem em UTI.

O grupo Atualiza há mais de 20 anos oferece cursos de Pós-Graduação, Extensão e Atualização na área de Saúde. Saiba mais clicando aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.