Acreditação hospitalar é um processo de avaliação externa, voluntário, por meio do qual uma organização, geralmente não governamental, é chamada para avaliar periodicamente uma instituição de saúde para comprovar se ela atende a um conjunto de padrões estabelecidos para melhorar a qualidade do cuidado e a segurança do paciente.
Esses padrões são predeterminados e baseados em princípios éticos e nas boas práticas relacionadas ao paciente.
A avaliação do grau de conformidade com os padrões permite que as instituições de saúde obtenham informações clínicas e gerenciais e estabeleçam indicadores que podem ser utilizados, se desejado, para comparação com outras instituições avaliadas pela mesma metodologia (benchmarking).
O processo de avaliação para certificação é de responsabilidade de instituições acreditadoras credenciadas, e as avaliações são realizadas in loco por uma equipe multidisciplinar de avaliadores.
O que são Organizações Certificadoras?
Existem, no Brasil e no exterior, organizações que certificam as instituições de saúde para comprovar seu padrão de qualidade.
Estas organizações estabelecem instrumentos de avaliação para o gerenciamento do sistema de saúde, por meio de um sistema de controle e de uma constante certificação dessas instituições, garantindo a melhoria contínua nos serviços de saúde oferecidos.
Quais são os Tipos de Acreditação?
Existem dois tipos de acreditação:
- Nacional;
- Internacional.
Quem certifica?
Na Acreditação Nacional:
- Instituto Qualisa de Gestão (IQG) implanta programas de gestão da qualidade e certifica na Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) as instituições de saúde.
Na Acreditação internacional:
O Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) é representante exclusivo da Joint Commission International (JCI);
O IQG é representante no Brasil da Acreditação Canadian Council on Health Services (CCHSA).
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Referência
GONÇALVES, Claudia Cristine de Souza et al. Manual Ilustrado de Enfermagem.
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