Evolução de Enfermagem – Direto ao Ponto

evolução de enfermagem atualiza cursoos

Evolução de Enfermagem, veja o que você vai aprender:

  • O que é Evolução de Enfermagem;
  • Diferença entre Evolução de Enfermagem e Anotação de Enfermagem;
  • Tipos;
  • Exemplo.

Preparado? Então vamos lá!

Entre na nossa Lista e Receba Conteúdos Exclusivos

Assine nossa Newsletter grátis!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

O que é Evolução de Enfermagem?

Etapa que define a efetividade da assistência. Nesta fase são avaliadas, por meio do raciocínio crítico, as respostas dos pacientes e o alcance dos resultados esperados.

Corresponde uma análise periódica das respostas dos clientes frente às intervenções de enfermagem, incluindo as demais medidas terapêuticas executadas e/ou prescritas pelos demais profissionais da equipe multidisciplinar, após a avaliação do estado geral do paciente.

Deve constar de resumo sucinto dos resultados dos cuidados prescritos e dos problemas novos identificados a serem abordados nas 24h subsequentes.

É uma Responsabilidade exclusiva (privativa) do enfermeiro, complementando a Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE.

Qual o objetivo da Evolução de Enfermagem?

Avaliar a eficácia das intervenções de enfermagem, definidas no planejamento da assistência.

Para isso, o enfermeiro deve conhecer os parâmetros de normalidade e comparar com os parâmetros atuais do paciente.

Quais são os Tipos?

Ao total são 4 Tipos, confira:

  • Evolução de Entrada: Feita no ato da internação, priorizando problemas levantados no histórico, que servirão de referência à primeira prescrição de enfermagem. Deve constar de entrevista e exame físico;
  • Evolução Diária: Feita a cada 24 horas, após recebimento da passagem de plantão e visita ao paciente. Deve ser refeita em partes ou totalmente na vigência de alterações no estado do paciente. Deve conter a identificação de problemas novos, que poderão ser abordados, as respostas dos pacientes aos cuidados de enfermagem e a resolução dos problemas já abordados;
  • Evolução Complementar: Feita a qualquer momento, para registrar alterações na evolução do paciente, que implique em acréscimo ou suspensão de itens da prescrição de enfermagem do dia;
  • Evolução de alta: Feita no momento em que o paciente desocupa o leito por alta para casa, transferências ou óbito.

Diferenças entre Evolução de Enfermagem e Anotação de Enfermagem?

Confira as principais diferenças:

Evolução de EnfermagemAnotação de Enfermagem
Exclusivo do Enfermeiro Equipe Enfermagem
Dados analisados Dados brutos
Refere-se a período Refere-se a momento
Processado e contextualizado Pontual
Exige reflexão Exige apenas observação

Exemplo Evolução de Enfermagem

Confira a seguir exemplo:

CLIENTE M.B.C, 30ª, feminino, no 5º DIH por HD de Colelitíase. Evolui bem estando consciente, orientada, alegre, higienizada por aspersão, deambulando sem auxílio. Nutrida, aceita bem a dieta ofertada, mas não concilia bem sono e repouso. Normocárdica ( 75 bpm), Normotérmica (36,5° C), Eupnéica (17mrm) e Normotensa (120x80mmHg). Pele com ausência de lesões, ictérica. Segue em soroterapia com acesso venoso pérvio em MSD, ausência de sinais flogísticos. Hiperidratada com presença de MMII, perfundidas. Edema em Diurese presente estando as extremidades mal (duas vezes no período), evacuações presentes com característica pastosa (sic), ausente no período. Ausência de extertores pulmonares, ruídos hidroaéreos + em todos os quadrantes abdominais. Refere dor abdominal em quadrante superior. Segue medicada conforme prescrição. Realizada direito coleta sanguínea para hemograma pela manhã, em jejum. Aguardando resultado.Orientado a manter repouso no leito. Segue aos cuidados de
enfermagem. Enf. Josefina Mendes

Moreira, Ismael. Evolução de Enfermagem: terminologias e nomenclaturas

A qualidade dos registros de enfermagem demonstra o grau de preparo dos profissionais no cuidar.

Por ser um instrumento formal que documenta a assistência e, portanto, passível de mensuração, os registros imprecisos podem ser interpretados como deficiência na qualidade da assistência sem que isto seja verdadeiro.

Se você quiser saber mais sobre Anotação de Enfermagem, acesse o artigo 18 Passos para uma Anotação de Enfermagem Perfeita.

Curtiu o conteúdo? Compartilha com seus amigos e colegas enfermeiros 🙂

Referência

BRITO, Sirlei. Sistematização da Assistência de Enfermagem. Apostila Faculdade Atualiza. 2019.

MOREIRA, Ismael. Evolução de Enfermagem: terminologias e nomenclaturas. Slides.

Aproveite e conheça os cursos de Graduação, Pós-graduação e Extensão em Enfermagem da Faculdade Atualiza, saiba mais clicando aqui.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *