Enfermagem em UTI é uma das especializações mais procuradas e com mais oportunidades no mercado de trabalho.
Confira o infográfico e fique por dentro do mercado de trabalho, competências profissionais, salário do enfermeiro intensivista e muito mais!
Baixe em Alta Resolução o Infográfico Enfermagem em UTI
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para baixar grátis seu Infográfico Enfermagem em UTI em alta resolução!
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
Este infográfico faz parte de uma série de infográficos que criamos com o objetivo de ajudar enfermeiros (as) a entender mais sobre as possibilidades de carreira em enfermagem.
Para isso, tomamos como base a nossa experiência, de mais de 20 anos trabalhando com educação em enfermagem, e fizemos uma seleção das especializações que estão em alta no mercado.
Para falar sobre Enfermagem m UTI, nós convidamos a enfermeira Maria de Lourdes de Freitas, para compartilhar um pouco da sua experiência na área.
Confira abaixo na íntegra o conteúdo do infográfico e veja o que a especialista Maria de Lourdes nos falou sobre esta área tão promissora da enfermagem.
Especialize-se em Enfermagem em Terapia Intensiva (UTI), Urgência e Emergência.
Quer trabalhar como enfermeiro intervencionista/assistencial ou gestor dos serviços?
Conheça o programa de Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva (UTI), Urgência e Emergência da Atualiza Cursos. Saiba mais clicando aqui.
Qual é a importância da enfermagem em UTI?
A inserção do enfermeiro é indispensável para a gerência do cuidado aos pacientes críticos, que possuem necessidades complexas a serem atendidas, requerem aprimoramento científico, manejo tecnológico e humanização, extensiva aos familiares, além das demandas relativas à gerência da unidade e de prática interdisciplinar características do processo de trabalho em UTI.
O Ministério da Saúde reconhece a importância deste profissional, ao normatizar o funcionamento de UTIs, isto é, a complexidade das ações assistenciais e gerenciais para o atendimento ao paciente crítico, a crescente demanda por serviços de alta complexidade com elevada incorporação tecnológica e a necessidade do enfoque multiprofissional no atendimento aos pacientes críticos.
O que faz um enfermeiro intensivista?
As atividades do enfermeiro intensivista podem ser elencadas em três grandes áreas: assistencial, gerencial e educativa.
- As atividades assistenciais são norteadas pela Sistematização da Assistência de Enfermagem. A lei do exercício profissional de enfermagem também estabelece, como atribuição do enfermeiro, a prestação de cuidados aos pacientes de maior complexidade.
As atividades gerenciais incluem a gestão da unidade, de pessoas e dos recursos tecnológicos e materiais. - As atividades educativas com a equipe de enfermagem envolvem articulação com a equipe multiprofissional e interlocução com demais serviços do hospital.
Quais são as competências mais valorizadas do profissional que deseja se especializar em enfermagem em UTI?
- Conhecimento técnico e científico: o avanço científico e tecnológico nos impõe uma necessidade de constante atualização técnica, tecnológica e científica;
Liderança: a capacidade de gerir pessoas depende do desenvolvimento da habilidade de liderança;
Trabalho em equipe: comunicação e trabalho em equipe são primordiais para a garantia da prestação do cuidado integral, individual e humanizado, beneficiando o paciente, seus familiares e o nosso profissional, de maneira segura e isenta de iatrogenias.
Baixe em Alta Resolução o Infográfico Enfermagem em UTI
Insira o seu endereço de e-mail abaixo para baixar grátis seu Infográfico Enfermagem em UTI em alta resolução!
Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!
Onde o enfermeiro intensivista pode trabalhar?
Em hospitais, clínicas, serviços de home care voltados para o atendimento a pacientes graves nas suas diversas especialidades.
Quanto ganha um enfermeiro intensivista? Como está o mercado de trabalho para este profissional?
A média salarial tem variação conforme o porte, tamanho e a natureza jurídica da instituição, tempo de formado etc.
Devido à vasta possibilidade de atender o paciente grave nas diversas especialidades, é um profissional com uma boa empregabilidade.
Média salarial do Enfermeiro Intensivista:
Fonte: Currículos cadastrados no Banco Nacional de Empregos e contribuições salariais do Salário BR nos últimos doze meses.
Conheça a história de Maria de Lourdes, especialista em enfermagem em UTI.
A minha história em trabalhar com paciente grave começou há muitos anos, quando não se exigia ainda nem formação especializada em terapia intensiva e eram poucas as unidades de terapia intensiva em Salvador.
O paciente grave ficava na unidade de clínica médica, sendo atendido com toda a complexidade do cuidado que esse paciente exige.
Desta forma, tive a oportunidade não só de cuidar diretamente desses pacientes como também planejar e implementar diversas unidades de terapia intensiva, sendo gestora e formadora das equipes de enfermagem que atuam nestes serviços.
Mais tarde, percebendo a necessidade de enfermeiros intensivistas, participei da construção de um curso e posterior coordenação de um curso de especialização em terapia intensiva.
Considero o maior desafio para o enfermeiro intensivista: manter-se atualizado, diante de tantas mudanças e conhecimentos novos, permanecer sensível à dor do outro e promover o autocuidado e a motivação frente a um trabalho complexo, muitas vezes exaustivo, mas, ao mesmo tempo, muito recompensador.
Especialize-se em Enfermagem em Terapia Intensiva (UTI), Urgência e Emergência.
Quer trabalhar como enfermeiro intervencionista/assistencial ou gestor dos serviços?
Conheça o programa de Pós-graduação em Enfermagem em Terapia Intensiva (UTI), Urgência e Emergência da Atualiza Cursos. Saiba mais clicando aqui.