Tão importante quanto a atuação dos profissionais que lidam diretamente com a prática clínica nos hospitais, é a parte dos “bastidores” da saúde. Como o caso da auditoria, tema deste post.
A auditoria nos hospitais é de extrema importância, pois tem como objetivo garantir que os processos de atendimento médico sejam realizados de forma correta e eficiente. Ela envolve a revisão sistemática dos registros médicos, processos de gestão e financeiros, a fim de avaliar a qualidade dos serviços prestados, identificar possíveis falhas e oportunidades de melhoria.
Alguns benefícios da auditoria nos hospitais incluem:
- Identificação de problemas: Através da análise dos registros médicos, a auditoria pode identificar possíveis erros ou falhas na prestação dos serviços de saúde, como por exemplo, diagnósticos incorretos, tratamentos inadequados ou medicações prescritas erroneamente. Dessa forma, é possível corrigir esses problemas e melhorar a qualidade do atendimento.
- Redução de custos: A auditoria também pode ajudar a reduzir os custos operacionais dos hospitais, ao identificar processos ineficientes ou desnecessários, e sugerir alternativas mais eficazes. Isso pode resultar em economia de recursos e, consequentemente, redução nos custos de atendimento aos pacientes.
- Garantia da qualidade: A auditoria é uma ferramenta importante para garantir que os serviços prestados pelos hospitais estejam em conformidade com as normas e regulamentos estabelecidos pelos órgãos reguladores. Isso pode ajudar a garantir a segurança dos pacientes e melhorar a qualidade do atendimento médico.
- Melhoria contínua: A auditoria nos hospitais pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria nos processos e procedimentos, o que pode resultar em melhorias contínuas na qualidade do atendimento médico. Isso pode levar a um aumento da satisfação do paciente e melhorar a reputação do hospital.
Quais os tipos de auditoria?
A auditoria em saúde possui várias vertentes quanto a modalidade, classificação e função. Quanto a função, ela é feita de três tipos: auditoria preventiva, operacional e analítica.
Auditoria preventiva
Analisa os procedimentos que serão realizados. São avaliados pontos como pertinência e metodologia dos atendimentos. Por exemplo, na área de regulação das operadoras de saúde, como na liberação de guias.
Auditoria operacional
Tem como objetivo analisar a eficiência e eficácia dos processos operacionais do hospital, visando identificar possíveis falhas e oportunidades de melhoria. O auditor também pode atuar na liberação de procedimentos, medicamentos, materiais e outros itens necessários na internação.
Auditoria analítica
O objetivo é identificar possíveis falhas ou oportunidades de melhoria que possam estar afetando a qualidade do atendimento ou aumentando os custos.
Possíveis fraudes ou irregularidades, desperdícios ou oportunidades de otimização, anomalias ou ineficiências nos processos e procedimentos.
Pós-graduações em Auditoria é na Faculdade Atualiza!
A Faculdade Atualiza tem as Pós-graduações: Auditoria em Saúde, Auditoria em Saúde Pública com Ênfase em Concursos Públicos e em breve o MBA em Gestão em Saúde Pública com Ênfase em Governança.
Entender o mercado de saúde com suas complexidades é um dos papéis do auditor. 🏥👨🏻💻
Com a nossa Pós em Auditoria em Saúde, os profissionais que atuam ou desejam atuar na área da saúde pública e privada, serão capacitados com conhecimentos específicos para praticar auditorias baseadas em evidências e calcadas na qualidade da prestação do serviço. 📉📑
Confira mais no vídeo! ▶️
Ficou interessado?
Acesse:
www.faculdadeatualiza.edu.br ou www.atualizacursos.com.br