Os cuidados com a pele de pessoas idosas

A pele é o maior órgão do corpo humano e em idosos o cuidado dever ser ainda maior.
(Foto: Reprodução/Internet)

Você já parou para pensar na importância dos cuidados com a pele de pessoas idosas?

A pele é o maior órgão do nosso corpo e merece atenção especial em todas as fases da vida, mas especialmente durante o envelhecimento.

Ao longo dos anos, a pele passa por transformações naturais, como a redução da produção de óleo e de colágeno, tornando-se mais seca, fina e frágil. Por isso, é essencial adotar medidas específicas para manter a saúde da pele e prevenir complicações.

Os cuidados vão muito além da hidratação da pele. (Foto: Reprodução/Internet)

E a enfermagem dermatológica desempenha um papel fundamental no cuidado da pele de idosos, ajudando a manter a saúde da pele, indo além da parte estética.

O enfermeiro dermatológico pode melhorar a saúde de inúmeras pessoas da faixa de idade mais avançada, colocando em prática os conhecimentos e técnicas adquiridas em sua especialização.

A avaliação da pele, por exemplo, etapa inicial do trabalho deste profissional, ajuda na detecção precoce de problemas e na implementação de intervenções adequadas.

Orientações como a importância da hidratação regular da pele, técnicas de higiene apropriadas, uso de produtos suaves, prevenção de danos causados pelo sol e identificação de sinais de alerta, também são de fundamental importância para a saúde do maior órgão do corpo humano.

A avaliação do paciente com uma equipe multidisciplinar é fundamental.
(Foto: Reprodução/Internet)

O papel do especialista

Com conhecimentos avançados, é possível impactar ainda mais a saúde das pessoas de forma positiva, principalmente os idosos.

Orientações sobre prevenção de úlceras de pressão, tão comuns nessa população, educando o paciente e cuidador sobre mudanças de posição regular, uso de superfícies de apoio adequadas e proteção da pele.

Tratamento de doenças de pele, como dermatite seborreica, infecções fúngicas e dermatite de contato.

Tratamento de feridas, pois os idosos são mais propensos a feridas crônicas, como úlceras de perna ou feridas cirúrgicas de cicatrização lenta.

Entre outras intervenções.

Os cuidados com a pele promovem saúde e bem-estar!
(Foto: Reprodução/Internet)

Com colaboração com a equipe multidisciplinar, como dermatologistas, médicos e fisioterapeutas, para fornecer um cuidado abrangente e integrado à pele dos idosos.

Especialize-se!

A Faculdade Atualiza oferece pós-graduação em Enfermagem Dermatológica com professores renomados e atuantes nas melhores instituições da Bahia, com vasta experiência.

Ingresse agora mesmo no próximo módulo, no dia 07 de julho de 2023, sem perder nenhum conteúdo anterior!

Acesse e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *