Liderança em Enfermagem

liderança em enfermagem

Quer avançar na carreira desenvolvendo suas habilidades de liderança em enfermagem?

Preparado? Então, fique ligado no artigo e descubra maneiras práticas de impulsionar o líder que existe dentro de você.

Os líderes são agentes de mudança, e todos os enfermeiros são líderes em algum nível, seja para persuadir os pacientes a tomar as medidas necessárias para recuperar ou manter sua saúde; sendo um mentor e modelo para enfermeiros menos experientes ou trabalhando como gerente de enfermagem.

Se você quiser saber mais sobre a carreira de gerente de enfermagem clique aqui.

Todos podem se beneficiar desenvolvendo suas habilidades de liderança, e com o enfermeiro não é diferente.

Um líder é alguém que pode efetuar a mudança inspirando e capacitando outras pessoas a alcançarem suas metas pessoais e/ou organizacionais.

Bons líderes têm qualidades como positividade, flexibilidade e visão estratégica.

Eles podem resolver problemas, bem como comunicar e delegar de forma eficaz.

Nunca é tarde para começar a desenvolver suas habilidades de liderança.

Essas habilidades podem ser aprendidas e desenvolvidas, ao contrário da crença popular que diz que a “pessoa já nasce líder”, não acredite nisso.

Continue lendo o artigo e descubra dicas incríveis para você desenvolver suas habilidades de liderança em enfermagem.

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6 Dicas Incríveis para Você Desenvolver suas Habilidades de Liderança em Enfermagem

1. Trabalhe  seus pontos fortes e fracos

Uma das características dos grandes líderes é um alto nível de autoconsciência – eles sabem em que áreas são fortes e onde estão suas fraquezas, e qual é o seu estilo de liderança mais eficaz.

Todo mundo tem certas habilidades naturais, e habilidades desenvolvidas ao longo de suas vidas.

Todos nós também temos fraquezas.

Fazer uma autoavaliação irá ajudá-lo a identificar os pontos fortes, que você pode usar a seu favor.

E também a identificar suas fraquezas, que você pode conscientemente trabalhar para melhorar.

Busque  se inspirar em pessoas que passaram em sua vida e que você considera líderes memoráveis.

Quais qualidades tornam essas pessoas líderes?

Quais dessas qualidades você possui e quais são as áreas nas quais você pode trabalhar?

A reflexão é provavelmente a ferramenta de aprendizado mais eficaz para o desenvolvimento de habilidades.

Uma dica bacana é escrever um diário.

Escreva sobre situações que você gerenciou bem e por que, e também aquelas em que você poderia ter agido de forma diferente.

Pense em qual comportamento teria sido mais eficaz.

2. Seja Positivo e Entusiasta

Aposto que quando você pensa em líderes inspiradores, não consegue imaginar pessoas mal-humoradas, que vivem reclamando da vida e grosseiras.

Líderes inspiradores são apaixonados por seu trabalho e, se seus planos não forem bem-sucedidos, eles tentarão novamente – sua atitude positiva atrai as pessoas e sua paixão se torna contagiante.

Inspire-se sempre em pessoas que você admira.

Seja entusiasta do seu trabalho com uma atitude de “posso fazer”, mesmo em situações difíceis.

Vá além sempre, seja proativo – você será notado e ganhará respeito quando fizer mais do que se espera de você.

Tenha iniciativa e busque resolver os problemas antes de dizer “não sei”, sugira como as coisas podem ser melhoradas.

Vai lá e faça.

3. Mantenha sua Moral e Valores

As pessoas seguem aqueles que transmitem um alto nível de integridade e autenticidade – pessoas que inspiram confiança, em que elas podem acreditar.

Viva sua moral e valores.

Faça seu trabalho de acordo com os mais altos padrões profissionais possíveis, seja honesto em tudo, cumpra os compromissos e promessas que faz e assuma a responsabilidade pessoal quando cometer um erro.

Evite tomar decisões baseadas em “achismos”  ou fazer suposições, sem primeiro determinar a vericidade da situação.

4. Desenvolver excelentes habilidades de comunicação

Liderança e comunicação andam de mãos dadas.

Você não pode alcançar seus objetivos de motivar, guiar, influenciar e persuadir os outros sem se comunicar bem e criar conexões pessoais reais.

Desenvolva suas habilidades em comunicação falada e escrita e nunca esqueça que a comunicação flui em duas direções.

Uma parte importante da comunicação é ouvir – escutar realmente o que a outra pessoa está dizendo, mostrar que você está interessado neles e em sua opinião, e também perceber suas sugestões não-verbais.

5. Expandir continuamente seus conhecimentos

Estar sempre em busca de novos conhecimentos é fundamental para obter ideias e soluções.

Um vasto conhecimento é a chave da inovação, visão e pensamento crítico dos grandes líderes.

Com isso, é possível identificar oportunidades, prever problemas, ameaças antes que surjam e planejar ações estratégicas.

Você não precisa apenas acompanhar as mudanças em seu campo de especialização, mas também ampliar seu conhecimento sobre uma ampla variedade de tópicos relacionados ao mundo ao seu redor.

Ofereça-se para ajudar com tarefas e projetos que ajudarão você a expandir suas habilidades.

Use oportunidades para participar de oficinas de educação continuada, seminários e conferências.

Participe de discussões e faça perguntas, para obter informações e aprender sobre diferentes perspectivas.

Leia continuamente.

Nunca pare de aprender e crescer.

6. Junte-se a organizações profissionais e comunitárias

A participação ativa em organizações – sejam organizações de enfermagem, entidades estudantis ou aquelas que lidam com questões comunitárias que você apóia – oferece muitas oportunidades para o desenvolvimento da liderança.

Você pode expandir seus conhecimentos e insights sobre questões que afetam a profissão ou sua comunidade e aprender como os seus líderes.

Agarre qualquer oportunidade para servir em comissões, pois isso lhe dará muitas experiências diferentes em um papel de liderança.

Ser ativo nas organizações também oferece a você a oportunidade de fazer networking – conhecer e construir relacionamentos com uma variedade de pessoas diferentes com as quais você pode compartilhar suas ideias e visão.

Essas conexões podem oferecer feedback e conselhos valiosos, além de fornecer motivação e suporte.

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Referências

FRIEDA, Paton. 6 Ways Nurses Can Develop Their Nursing Leadership Skills. https://nurseslabs.com

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