Conheça os livros TOP 5 em Enfermagem Neonatal e fique por dentro do que há de melhor nesta área.
Você é uma enfermeira que ama tudo que envolve o universo dos bebês?
Então, você vai adorar a lista de livros sobre enfermagem neonatal que preparamos especialmente para você 🙂
Os livros abordam de maneira completa a enfermagem neonatal e todos os cuidados que você deve ter para trabalhar com os pequeninos e prestar um serviço de excelência.
Nunca esqueça:
Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores. Charles W. Elliot.
Se quiser saber mais sobre a carreira em enfermagem neonatal: mercado de trabalho, salários, dicas de especialistas confira esse post aqui.
Curiosa para saber a seleção de livros TOP Five (5) ? Então, vamos lá!
Lista Top 5 Livros sobre Enfermagem Neonatal
1) Enfermagem na uti neonatal: assistência ao recém-nascido de alto risco, de Raquel Tamez
Enfermagem na UTI Neonatal apresenta tecnologias simples e eficazes para que os profissionais alcancem o máximo de eficiência ao prestarem os cuidados e proporcionarem o bem-estar ao neonato. O conteúdo a abrangem desde a organização da unidade neonatal, a admissão do recém-nascido até a sua alta hospitalar. Os conhecimentos científicos cuidadosamente organizados, a descrição minuciosa do conteúdo e a clareza dos Protocolos assistenciais transmitem aos leitores a certeza de que o aprendizado é contínuo.
2) Enfermagem Neonatal: Cuidado Integral ao Recém-Nascido, de Aspásia Basile Gesteira Souza
Enfermagem Neonatal – Cuidado Integral ao Recém-nascido” chega em sua 2ª edição integralmente revista, ampliada e atualizada.A obra tem como proposta transmitir os mais importantes conhecimentos sobre as intervenções da equipe ao recém-nascido de baixo risco, entre as quais se destacam: (1) a promoção e a adaptação do recém-nascido ao meio extrauterino; (2) o exame físico neonatal; (3) o uso adequado de aparelhos de fototerapia; (4) a minimização dos estímulos nociceptivos; (5) a utilização de instrumentos que decodifiquem a linguagem de dor nos recém-nascidos; (6) o incentivo ao aleitamento materno; e (7) o método canguru. Como se vê, é livro por demais abrangente, apresentando 1 Editora, 11 Colaboradores, 15 capítulos, 3 anexos.
3) Manual Prático de Enfermagem Neonatal: Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP, de Aspásia Basile Gesteira Souza
Manual Prático de Enfermagem Neonatal tem por base protocolos e procedimentos respaldados nas melhores evidências da prática da enfermagem. Apresenta texto objetivo, conciso e de ações lineares, conduzindo, assim, o leitor a todo esclarecimento possível e aprendizado dentro dos limites da moderna enfermagem neonatal. Seu conteúdo é abrangente. Envolve todos os aspectos ligados à assistência do recém-nascido na sala de parto. Cita-se, aqui, os seus principais temas: “” Assistência e Avaliação do Recém-nascido na Sala de Parto “” Avaliação da Idade Gestacional e Classificação do Recém-nascido “” Sinais Vitais e Medidas Antropométricas “” Anamnese e Exame Físico “” Avaliação e Tratamento Não Farmacológico da Dor “” Amamentação “” Higiene Corporal e Cuidados com o Coto Umbilical ” e entre outros.
4) Manual de Assistência em Enfermagem Neonatal, de Amélia Fumiko Kimura
Segundo volume da Série Especialidades, a obra é resultado do trabalho de um grupo de enfermeiras e docentes da Universidade de São Paulo com vasta experiência em enfermagem neonatal.
Aborda o recém-nascido sadio e de riscos, doenças sistêmicas e procedimentos de rotina realizados na unidade neonatal considerando o contexto brasileiro. Uma publicação que traz sua contribuição aos profissionais cuja formação baseia-se no compromisso com a sociedade e acima de tudo na paixão pelo tema.
5) Wong fundamentos de enfermagem pediátrica, de David Wilson, Marilyn Hockenberry, e outros
A 10º edição de Wong Fundamentos de Enfermagem Pediátrica apresenta inovações e atualizações deconteúdo, as etapas do ciclo de vida da infância e adolescência, o cuidado centrado na família e na comunidade e a prática baseada em evidências como marco de referência para a composição de cada um dos capítulos do livro. Na atual edição traduzida para o português, o conteúdo foi adequado à realidade brasileira. Neste sentido, a
legislação do exercício profissional e de proteção à infância, as diretrizes éticas da prática profissional de enfermagem, as mais recentes recomendações de órgãos governamentais
brasileiros foram incluídas para tornar o conteúdo da obra aplicável ao contexto de ensino de enfermagem e de prática profissional nos cenários de atuação no país.
Gostou? Saiba quais são os livros TOP 5 em enfermagem em UTI, veja aqui.
Conheça o Programa de Pós-graduação em Enfermagem Neonatal e Pediátrica, clique aqui para saber mais.